Política de Ética

A Política de Ética da Revista Valorem é baseada em recomendações da Elsevier e do COPE Diretrizes de Melhores Práticas para Editores de Revistas. Esta revista assume como princípio as boas práticas no que diz respeito à conduta moral condizente com a editoração cientifica de periódicos. É responsabilidade do editor e da equipe editorial coibir o comportamento antiético e não permitir o plágio em qualquer instância. Os autores que enviam artigos para a revista, mas edições regulares, DECLARAM que seu conteúdo é original e garantem que o trabalho não foi publicado nem está em processo de revisão/avaliação em outros periódicos. Em cada número, aceita-se, no máximo, uma tradução.

DEVERES DOS EDITORES

1. Confidencialidade Os editores e a equipe editorial não divulgarão qualquer informação sobre um manuscrito submetido à outra pessoa que não o autor correspondente, revisores, revisores em potencial, outros consultores editoriais e o editor, conforme apropriado.

2. Divulgação e Conflitos de Interesse Editores e membros do conselho editorial não usarão informações não publicadas divulgadas em um manuscrito submetido para seus propósitos de pesquisa sem o consentimento explícito por escrito dos autores. Informações privilegiadas ou ideias obtidas pelos editores como resultado do processo de editoração do manuscrito serão mantidas em sigilo e não serão usadas para sua vantagem pessoal. Os editores se recusarão a considerar manuscritos em que tenham conflitos de interesse resultantes de relações/conexões competitivas, colaborativas ou outras com qualquer um dos autores, empresas ou instituições ligadas aos jornais; solicitando que outro membro do conselho editorial, desimpedido, gerencie o manuscrito.

3. Regras Claras e Isonômicas O editor deve avaliar manuscritos para o seu conteúdo intelectual, sem distinção de raça, sexo, orientação sexual, crença religiosa, origem étnica, nacionalidade, ou a filosofia política dos autores.

4. Decisões de Publicação Os editores asseguram que todos os manuscritos submetidos que estão sendo considerados para publicação sejam revisados por pelo menos dois revisores especialistas no assunto. Os editores são responsáveis por decidir quais dos manuscritos submetidos à revista serão publicados, com base na validação do trabalho em questão, sua importância para pesquisadores e leitores, os comentários dos revisores, e os requisitos legais vigentes atualmente em relação à difamação, violação de direitos autorais e plágio.

DEVERES DOS REVISORES

1. Contribuição em Decisões Editoriais A revisão por pares auxilia os editores nas decisões editoriais e, por meio de comunicações editoriais com os autores, podem auxiliar os autores na melhoria de seus manuscritos. A revisão por pares é um componente essencial para o periódico Mix Sustentável.

2. Prontidão Qualquer avaliador convidado que se sentir desqualificado para revisar a pesquisa relatada em um manuscrito ou tiver consciência que sua revisão imediata será impossível, deve notificar imediatamente os editores e recusar o convite para revisão, para que revisores alternativos possam ser contatados.

3. Confidencialidade Quaisquer manuscritos recebidos para revisão são documentos confidenciais e devem ser tratados como tal; eles não devem ser mostrados ou discutidos com outros. Isso se aplica também aos revisores convidados que recusarem o convite de revisão.

4. Padrões de Objetividade As revisões devem ser conduzidas objetivamente e as observações devem ser formuladas claramente com argumentos de apoio para que os autores possam usá-las para melhorar o manuscrito. A crítica pessoal aos autores é inadequada.

5. Reconhecimento de Fontes Os revisores devem identificar trabalhos publicados relevantes que não tenham sido citados pelos autores. Qualquer declaração que seja uma observação, derivação ou argumento que tenha sido relatado em publicações anteriores deve ser acompanhada pela citação relevante. Um revisor também deve notificar os editores de qualquer semelhança substancial ou sobreposição entre o manuscrito em consideração e qualquer outro manuscrito (publicado ou não publicado) dos quais eles tenham conhecimento pessoal.

6. Divulgação e Conflitos de Interesse Qualquer revisor convidado que tenha conflitos de interesse resultantes de relacionamentos ou conexões competitivas, colaborativas ou outras com qualquer um dos autores, empresas ou instituições ligadas ao manuscrito e o trabalho nele descrito deve notificar imediatamente os editores para declarar seus conflitos de interesse e recusar o convite para revisão, para que revisores alternativos possam ser contatados.

DEVERES DOS AUTORES

1. Padrões de Relatórios Os autores da pesquisa original devem apresentar um relato preciso do trabalho realizado e dos resultados, seguido de uma discussão objetiva sobre o significado do trabalho. O manuscrito deve conter detalhes e referências suficientes para permitir que outros reproduzam o trabalho. Declarações fraudulentas ou intencionalmente imprecisas constituem um comportamento antiético e são inaceitáveis.

2. Originalidade e Plágio Os autores devem assegurar-se de que tenham escrito e submetido apenas trabalhos originais, com referências a trabalhos de terceiros quando for o caso. Publicações que tenham sido influentes na determinação da natureza do trabalho relatado no manuscrito também devem ser citadas. O plágio assume muitas formas, desde "repassar" o papel de outro como o autor, até copiar ou parafrasear partes substanciais do trabalho de outro (sem atribuição), até alegar resultados de pesquisas conduzidas por outros. O plágio em todas as suas formas constitui um comportamento editorial antiético e é inaceitável.

3. Autoria do Manuscrito A autoria deve ser limitada a aqueles que fizeram uma contribuição significativa para a concepção, projeto, execução ou interpretação do estudo relatado. Todos aqueles que fizeram contribuições significativas devem ser listados como coautores. Outros que tenham participado em certos aspectos substantivos do projeto de pesquisa também devem ser reconhecido ou listadas como contribuidores. O autor deve se assegurar que todos os coautores adequados e nenhum inadequado estão incluídos no artigo, e que todos os coautores viram e aprovaram a versão final do documento e concordaram em sua apresentação para publicação.

4. Divulgação e Conflitos de Interesse Os autores devem - no estágio mais inicial possível (em e-mail aos editores) - revelar quaisquer conflitos de interesse que possam ser interpretados como influenciando os resultados ou sua interpretação no manuscrito. Todos os autores devem divulgar em seus manuscritos qualquer conflito de interesse financeiro ou substantivo / material que poderim levar a influenciar os resultados ou a interpretações em seus manuscritos.. Todas as fontes de apoio financeiro para o projeto devem ser divulgadas.

5. Reconhecimento de Fontes Os autores devem garantir que reconheceram corretamente as fontes e colaborações do trabalho. Informações obtidas privadamente (de conversa, correspondência ou discussão com terceiros) não devem ser usadas ou relatadas sem permissão explícita por escrito da fonte. Os autores não devem usar as informações obtidas no curso da prestação de serviços confidenciais, como manuscritos de arbitragem ou pedidos de subsídios, a menos que tenham obtido a permissão explícita por escrito do (s) autor (es) do trabalho envolvido nesses serviços. No caso de texto que trate de pesquisa envolvendo seres humanos, será exigido, documento comprobatório da aprovação por parte de Comissão ou Comitê de Ética da instituição na qual foi realizada a pesquisa e aprovação na plataforma Brasil. 

6. Publicações Múltiplas ou Redundantes Um autor não deve, em geral, publicar manuscritos que descrevem essencialmente a mesma pesquisa em mais de uma revista ou publicação primária. Submeter o mesmo manuscrito a mais de uma revista simultaneamente e / ou publicar o mesmo artigo em diferentes revistas constituem um comportamento antiético de publicação e é inaceitável.

7. Revisão por Pares Os autores são obrigados a participar do processo de revisão por pares e a cooperar plenamente respondendo prontamente às solicitações dos editores de dados brutos, esclarecimentos e aprovação de prova de ética, consentimentos de pacientes e permissões de direitos autorais. No caso de uma primeira decisão de "revisões necessárias", os autores devem responder aos comentários dos revisores sistematicamente, ponto por ponto, e em tempo hábil, revisando e re-submetendo seu manuscrito ao periódico no prazo dado.

8. Erros em Trabalhos Publicados Quando os autores descobrem erros significativos ou imprecisões em seu próprio trabalho publicado, é sua obrigação notificar prontamente os editores da revista ou o editor e cooperar com eles para corrigir o documento na forma de uma errata ou para recolher o documento.

NOTA: Os interessados em aprofundar o assunto devem visitar o website do COPE http://publicationethics.org, que contém informações para autores e editores sobre a ética em pesquisa.